04/08/2017

Resenha Premiada: Tolerância

Título: Tolerância
Autor: Roger-Pol Droit
Editora: Contexto
ISBN: 9788552000075
Ano: 2017
Páginas: 96
Compre: Aqui

Sinopse:

Em pleno século XXI, ainda existe preconceito e intolerância contra negros, mulheres, homossexuais, imigrantes, migrantes, idosos e, também, contra aqueles com convicções políticas e práticas religiosas diferentes das nossas. Muitos ainda confundem tolerar uma opinião contrária à sua com concordar com ela ou abrir mão de seus princípios. Este livro mostra que tolerância não significa fraqueza, e muito menos aceitar e relativizar a violência, o racismo, a homofobia... Obra indispensável para quem deseja um mundo mais tolerante e, portanto, melhor para se viver e conviver.

Resenha:

Estamos em 2017, século XXI; entretanto, ainda não somos maduros o suficiente para sermos tolerantes. Nós, no plural. Vez ou outra, mesmo quando mantemos a mente aberta, temos atitudes que vão contra à tolerância. Essa falta de respeito com os ideais e crenças do próximo é encontrada no âmbito familiar, na faculdade, no trabalho, nas religiões. Onde há pessoas diferentes, há também o olhar torto, o sentimento de superioridade. Há, porém, como superar isso?

De acordo com Roger-Pol Droit, filósofo francês, para alcançarmos um verdadeiro padrão de tolerância, antes de tudo, devemos entender o que ela é, onde surgiu e como praticá-la. Afinal, ser tolerante não é apenas uma qualidade, mas uma atitude, um ato de respeito ao próximo, um caminho que devemos trilhar dia após dia.


Para que o leitor entenda o que é verdadeiramente a tolerância, Droit a divide em alguns níveis. Ele mostra como podemos parecer tolerantes, sem verdadeiramente ser. Quando achamos que o outro está errado, que “sua verdade” é inconveniente, mas ainda assim, deixamos, como se tivéssemos esse verdadeiro poder de decidir, ele estar nos mesmos ambientes do que nós, porém silenciado, temos um caso de tolerância fraca. É basicamente o que encontramos nos discursos de: “Não sou preconceituoso, mas...”.

Por outro lado, temos também a tolerância forte; nesse estágio, Droit mostra que conseguimos compreender que cada pessoa tem a sua verdade, que cada um tem seus modos de viver e entendemos que, se isso não traz males à sociedade, não há motivos para nos incomodarmos. Fazer com que todos, ao redor, pensem de forma similar à nossa é, no mínimo, um fanatismo louco.


O autor também mostra, de modo muito interessante, a relação entre a religião e as atitudes intolerantes. Ele ressalta que não há religião extremista e nem fanática, mas que há seguidores que valem dos dogmas para perpetuar preconceitos, aumentar muros e reafirmar atitudes que esmagam minorias. Negros, a comunidade LGBT, as religiões de matrizes africanas: todos já sentiram na pele o ódio que seguidores desvirtuados de religiões dominantes podem incitar.

O mais interessante dessa obra é que, apesar de tratar de um tema complexo, tem uma construção com uma linguagem fácil e altamente acessível. Desenvolvido em forma de diálogo, o livro pode ser lido por adolescentes ou adultos. Isso faz com a mensagem de igualdade e de respeito seja ainda mais forte e mais penetrante nas diversas camadas da sociedade.


É necessário destacar, também, o excelente trabalho feito pela Editora Contexto; foi preparado um livro com uma excelente tradução e revisão. Ademais, temos uma parte gráfica muito boa, com uma capa chamativa e uma diagramação bela.

Em suma, Tolerância é uma obra de fácil leitura, mas que traz bastante conteúdo. Mesmo não sendo a leitura mais completa sobre o assunto, é excelente para introduzir leitores ao tema.


Gostou do livro? Em parceria com a Contexto, o blog vai sortear dois exemplares da obra! Então confira as regras abaixo e participe!

Regras obrigatórias:
– Possuir um endereço de entrega em território brasileiro;
– Deixe um e-mail para contato;
– As chances extras serão apresentadas no formulário após o preenchimento das regras obrigatórias.

Informações extras:
– O sorteio terá início no dia 04/07/20167 e terminará no dia 31/07/2017;
– Entrarei em contato com o vencedor por e-mail e ele terá até 72h para enviar seus dados. Caso contrário, será feito um novo sorteio;
– O blog e a editora não se responsabilizam por possíveis extravios ou danos causados pelo Correios;
– O prêmio será enviado ao vencedor pelo blog em um prazo de trinta dias após o resultado do sorteio;
– Os casos omissos no regulamento serão resolvidos pelos idealizadores do sorteio.
  
a Rafflecopter giveaway


Comentários
20 Comentários

20 comentários:

  1. Se o livro é bom eu não sei, mas a resenha é maravilhosa! 👏👏👏
    Por um mundo mais tolerante, por favor. Achei bacana "nós, no plural". Ainda erramos muito, julgamos... Em alguns momentos achamos que não, que é apenas um comentário, uma opinião, uma verdade, mas esquecemos de como isso chega para o outro.
    E precisamos praticar a tolerância com urgência; precisamos passar isso para nossas crianças -independente de ser filho ou não -para um mundo melhor, um mundo com mais respeito e empatia. O modo como fomos criados diz muito sobre isso, e aprender a não ser assim é um caminho um pouco complicado, mas vamos seguindo e evoluindo.
    Me parece um livro interessante, com conteúdo necessário e de extrema qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro,mas com um tema tão atual assim, fica impossível não ficar babando na resenha.
    Estamos vivendo uma era de ódio e rejeição, onde tudo que é dito "diferente", já vira motivo de preconceito e abominação.
    Nunca conseguirei entender de fato tudo isso, onde uma cor ou uma escolha, possa definir se é bom ou ruim.
    Somos pessoas e não categorias.
    Vamos arriscar!rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Excelente resenha e a indicação também tem uma ótima proposta.
    Um tema sempre em destaque e que traz muitas reflexões e verdades escondidas.
    Gostaria de ler, pois acredito que seja uma leitura informativa e bem inteligente.
    Sempre é bom poder refletir e aprende um pouco mais, sobre esses assuntos que fazem parte de nossas vidas, querendo ou não.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. E a primeira resenha que leio a respeito desta obra, e fiquei impressionada pela forma como qual o conteúdo apesar de completo ainda sim aborda um linguagem de fácil entendimento, onde vamos nos infiltra nos dos assuntos mais polêmico discutidos atualmente, que e o fanatismo por uma crença, afim de diminuir o grupo que precisa de mais apoio por ser a minirua. Gostei bastante da premissa deste livro, e espero ter a oportunidade de lê-lo.
    lannawesley@gmail.com


    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que livro ótimo!! É um livro que todos precisam ler para ver se tiram essa idéia de que a verdade de um tem que ser a verdade do outro, que devemos seguir e ser iguais a tal pessoa e q n podemos ser nós mesmos, ter a nossa cultura e a nossa religião, é um livro que com certeza vai abrir a mente de muitos em questão de religião, de opção sexual e etc.

    ResponderExcluir
  6. É importante nós lermos livros assim! Não sou acostumada, mas farei um esforço, pois esses assuntos estão ao nosso redor e precisamos entender mais sobre isso!
    O mundo é intolerante e devemos parar com isso!
    Deve ser um livro muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Marcos!
    Sempre digo por aí que não admito que em pleno século XXI ainda haja qualquer tipo de preconceito, afinal somos livres para fazer nossas escolhas, desde que não afettem ninguém e que nos deixem felizes.
    Livros como esse são importantíssimos para um maior entendimento e diferenciação entre aceitar ou não determinado ponto de vista e escolha da pessoa.
    Quero muito ler.


    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    RUDYNALVA CORREIA SOARES
    rudynalva@yahoo.com.br
    Desejo um mês repleto de realizações e um ótimo final de semana!
    “A vida guarda a sabedoria do equilíbrio e nada acontece sem uma razão justa.” (Zíbia Gasparetto)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi migo, tá ai um livro que se eu pudesse tava pra cada pessoa preconceituosa que eu conhece e somente falava " migo vai ler vai, quem sabe você aprende alago ". E eu acho que até mesmo quem diz que não tem nada contra deveria ler porque afinal nunca é demais uma leitura ainda mais uma leitura que faz a gente refletir sobre vários assuntos de atualmente. Eu tentarei ler esse livro e achei a indicação maravilhosa.

    ResponderExcluir
  9. Olá, o livro chama atenção para um assunto que nunca terá fim, pois por mais que sempre procuremos estar com a mente aberta, é impossível não estranhar algo, é algo natural do ser humano. A obra promete trazer bastante reflexão acerca da problemática. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. OI Marcos.
    Que tema excelente, eu adorei a temática que o livro traz, essa reflexão também com o fator intolerância, normalmente evito livros que tragam temas tão fortes, não porque não goste, mas mas me deparar com essa realidade doí em tudo, mas enfim fiquei curiosa para conferir.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcos.
    O livro trata de um assunto extremamente interessante e importante para a nossa sociedade.
    Achei bem interessante o livro tratar sobre o conceito de intolerância e de separá-la em "graus".
    Que bom que a linguagem é acessível e que é em formato de diálogo para deixar a narrativa mais informal e convidativa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi, Marcos!

    Não conhecia esse livro, mas fiquei muito interessada! Gostei bastante do tema e do fato de o livro ser bem curtinho e com uma linguagem fácil. Já vai entrar pra minha listinha, kkkkk.

    Beijos,
    Isadora.
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Interessante o livro ainda mais por ter uma linguagem fácil, não tinha pensado nisso em como surgiu a tolerância, as vezes nem damos conta das nossas atitudes e comportamentos e estamos praticando a intolerância, precisamos ser mais tolerantes na realidade, pois as pessoas estão muito sem paciência e agressivas verbal e física.

    ResponderExcluir
  14. Mais tolerância sim senhor ,estamos no século 20 não no século 18 por favor.
    Gostei muito da temática do livro e a resenha me deixou bem curiosa ,qro muito ler .
    Parabéns pela resenha .

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Amei esse livro! Realmente tolerância está em falta hoje em dia :/
    Participando <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Adorei o tema do livro, é realmente muito bom poder ler um livro que nos ensina algo, ainda mais quando é com uma linguagem simples, só a capa que não gostei muito, mas acho que esse não é o foco. Já estou participando do sorteio o espero poder ser uma das duas sortudas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá! Realmente o livro aborda temas importantes de estarmos sempre discutindo, como a causa LGBT que você citou que ainda é tão estranha pra muita gente. Não sei se é um livro que eu leria porque não curto muito livros desse estilo, mas concordo sim que é importante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Marcos!!
    Como sempre sua indicação de leitura é excelente!! Sem dúvida precisamos de mais tolerância no mundo que vivemos!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  19. Alguns temas precisam ficar vivos em nossas mentes, como empatia e tolerância por exemplo. Precisamos estar sempre refletindo, avaliando.. O livro é muito fininho p/ um tema tão complexo mas imagino ser apenas uma introdução, uma ideia lançada.

    ResponderExcluir
  20. em tempos de Trump e Bolsonaro, livros como esse sao cada vez mais necessários!
    o bacana é que o livro é fininho tbm, voce consegue se inteirar do assunto sem ficar pedante ou cansativo!

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo