Saiba tudo sobre o Bilhete Único em um só lugar

Você quer mais informações sobre o Bilhete Ùnico, como ele funciona, como cancelar bilhete unico e quais os tipos? Então continue lendo essa matéria!

Saiba tudo sobre o Bilhete Único em um só lugar

Nos próximos tópicos, você encontrará todas as informações que precisa sobre o Bilhete Único de uma bastante simples para que não reste nenhuma dúvida. 

Bilhete Único: como funciona?

Embora o bilhete único esteja no nosso dia a dia, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre ele, como usá-lo, como funciona e como cancelar o bilhete único são dúvidas frequentes!

Primeiro, você precisa entender que o Bilhete Único é um cartão plástico que se assemelha bastante a um cartão de crédito, ele deve ser utilizado em transportes públicos como:  metrô/CPTM, ônibus, Expresso Tiradentes e micro-ônibus. 

O Bilhete Único foi criado na intenção de facilitar e ajudar a vida de todo cidadão que necessita do transporte público, pois além de auxiliar na segurança, fazendo com que o passageiro não precise usar dinheiro o tempo todo, também permite o uso da integração, gerando economia nas passagens. 

Quando se trata da integração, algumas linhas permitem que o passageiro embarque sem pagar tarifa adicional, ou seja,o passageiro pode embarcar em até quatro linhas durante 60 minutos de forma gratuita. 

Existem vários tipos de bilhete único, cada um com um público alvo específico. Veja no próximo tópico!

Tipos de Bilhete Único

O Governo do Estado de São Paulo criou  vários tipos de bilhete único, cada tipo, destinado a um público alvo diferente, para que a necessidade de cada um possa ser atendida da melhor forma possível. 

Os tipos são: 

Bilhete único comum: é a versão utilizada por aqueles que usam metrô/CPTM, Expresso Tiradentes, micro-ônibus e ônibus. Pode ser usado por todo cidadão que possua CPF e RG. 

O custo inicial do Bilhete Único comum é de R$25,80.

Mãe Paulistana: Destinado para mulheres gestantes e pode ser utilizado em todos os tipos de transportes públicos. 

Para isso, a mulher deve estar cadastrada nos programas sociais: Unidade Básica de Saúde e Programa de Proteção à Saúde da Gestante e do Recém-nascido. 

Bilhete único para estudantes: Destinado aos estudantes, no bilhete único para estudantes, o valor da tarifa cai para metade.

Além disso, pode ser usado no ônibus, Expresso Tiradentes, metrô/CPTM e micro-ônibus. Entretanto, é preciso lembrar que ele só é válido em caso de transporte além da distância de 1km da residência do estudante. 

Bilhete Único vale transporte: o bilhete único vale transporte é oferecido exclusivamente pelos empregadores, ou seja, pelas empresas.

É destinada para que os trabalhadores possam se deslocar para o trabalho, e sua recarga costuma ser mensal e obrigação da empresa. 

Bilhete único especial: destinado à cidadãos com deficiências físicas, gestantes, obesos e idosos com idade igual ou superior a 60 anos. 

Como cancelar o bilhete único?

Para cancelar o bilhete único o titular do cartão deve ligar para: 

– 0800 055 0121 (caso não esteja em SP-Capital)

– 156 (para aqueles que estão capital paulista).

Durante a ligação, o titular deve informar o número de identificação do Bilhete Único e solicitar o cancelamento. 

Deve-se prestar atenção no saldo restante no cartão a ser cancelado. Caso ainda exista saldo, confirme com o atendente sobre a possibilidade de restituição do valor. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *