18/07/2017

Resenha: Intergaláctica

Título: Intergaláctica
Autor: F. P. Trotta
ISBN: 9788566464566
Editora: Livros Ilimitados
Ano: 2015
Páginas: 279
Compre: Aqui

Sinopse:

Uma conspiração para controlar o rumo da mais importante expedição espacial da história da humanidade. 3 de Maio de 2031 - No dia de lançamento da aguardada expedição da NASA para explorar a lua de Júpiter, uma das candidatas para habitar vida extraterrestre, a psiquiatra Amanda Collins acorda de um coma após meses batalhando contra uma meningite aguda.Junto com seus pacientes Stryker, Ripley e sua amiga Lina, eles descobrem que fazem parte de um crescente quebra-cabeça envolvendo uma corporação geopolítica underground chamada A Firma, que planeja sabotar a missão, usufruindo de uma nova tecnologia para saquear a nave e destiná-la para um planeta habitável localizado dezessete anos luz da Terra. O quarteto então inicia uma operação para descobrir a verdade por trás da conspiração, mergulhando de cabeça na maior expedição planetária da história da humanidade.

Resenha:

Estamos no futuro, mas as lutas por poder continuam tão intensas ou até maiores do que no presente. Com a declaração de que será feita uma expedição até Europa, lua de Júpiter, alguns veem a chance de se aproveitar dessa pesquisa científica. Um dos grupos que deseja desfrutar do experimento é A Firma, empresa de produção de tecnologia com objetivos escusos.

Amanda Collins é uma psiquiatra e se vê envolvida em uma conspiração de nível mundial que possui total relação com A Firma. Afinal, ela é filha do dono de tal instituição. Contudo, apesar do parentesco, não concorda com as práticas realizadas pela instituição e pretende impedir as ações nefastas do pai. Devido ao poder financeiro da Firma, entretanto, isso não será fácil.

Para alcançar seu objetivo, Amanda se alia aos seus amigos: Stryker, Ripley e Lina. Cada um, com suas habilidades, tentará ajudar a desmontar um império que defende apenas seus próprios interesses. O que eles nem imaginavam é que essa luta faria com que descobrissem mistérios jamais sonhados pela humanidade.
“Eu sei que existem muitos mundos mais. Muitos mais mares e florestas. Uma infinidade de tipos, raças. Eu não consigo entender como chegamos tão longe como sociedade com mentes tão estreitas, uma estupidez alucinante”.
Partindo dessa premissa, F. P. Trotta cria uma trama inovadora, inteligente e bem intrincada. Inovadora porque foge do comum, misturando ficção científica com fantasia; inteligente porque apresenta diversos aspectos sociais e políticos da atualidade e nos faz questionar sobre variados assuntos. Intrincada porque foi bem conectada, mesmo com díspares elementos inseridos.

No primeiro momento, a obra parece ser apenas de ficção científica; porém, posteriormente, elementos claramente fantásticos são inseridos na trama. Nesse momento, confesso que fiquei um pouco desanimado e até meio perdido, visto que esperava uma obra voltada para os elementos científicos, ao estilo “Asimov”. Não obstante, após entender os motivos das inserções, voltei a curtir a obra completamente. Acredito que se eu soubesse, desde o início, de tais elementos, esse estranhamento não ocorreria. Então, já leiam avisados, pois assim aproveitarão bem melhor a leitura.

Além da boa trama, o livro também conta com personagens interessantes, o que torna o enredo mais envolvente. Cada um, com suas características peculiares, cativa o leitor a sua maneira. Até mesmo os vilões possuem elementos atrativos e é possível compreendê-los, ao menos em parte. Pelo lado luminoso da força, destaca-se Amanda. Com seu jeito forte e tempestivo, muitas vezes até meio arrogante, enfrenta tudo que encontra sem nunca abaixar a cabeça.
“Seu ponto de vista cínico sobre tudo vai ser sua ruína. Por mais que a ciência tenha avançado, nós ainda estamos no escuro quando se fala sobre os mistérios da vida e não há uma alma humana nesse planeta que possa dizer exatamente o que acontece depois que morremos”.
Quanto à parte física, não posso comentar, visto que li a obra em e-book. Contudo, vale ressaltar que a capa é muito bonita e que possui total relação com a obra. O livro só deixa a desejar na parte da revisão. O que não é culpa do autor, é claro, mas da editora. É possível encontrar diversos erros de digitação, concordância e acentuação, o que atrapalha um pouco a leitura. Nada, entretanto, que não possa ser solucionado em uma próxima edição.

De uma maneira geral, diante dos aspectos apresentados, indico Intergaláctica. Para quem gosta de ficção científica e fantasia, esse livro é uma ótima opção. Dificilmente você irá se decepcionar.


Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. Bem,não conhecia o livro, mas confesso que mesmo sendo avessa a ficção científica, o enredo me chamou muito a atenção.
    Misturar isso da ficção com fantasia, é coisa que poucos autores fazem bem. Normalmente, tratam um ou outro, sem nunca os casar.
    Quero ter a oportunidade de ler o livro físico.rs (ainda sou meio contra e-books!)
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Já havia lido anteriormente resenhas a respeito deste livro, porém não havia me interessado em adquiri-lo, porém após ler sua resenha mudei completamente de ideia. Já que a estória vai além da ficção cientifica, colocando outros elementos que me chamaram a atenção, além do mais pela sua descrição os personagens possuem suas peculiaridades que cativam o leitor, e nos envolve ainda mais a esta estória, fiquei curiosa para saber qual será o desfecho desta trama.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ainda não conhecia o livro e gostei muito da premissa.
    Adoro ficção científica e tenho lido muito pouco do gênero.
    Fiquei curiosa para saber o desenrolar da história e vou procurar esse livro para ler <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Acho bem legal livros que se passam no futuro, gosto de ler como cada autor imagina como será daqui alguns anos.
    Mas confesso que apesar da capa ser linda, não senti muito interesse nesta história.
    Mas valeu a indicação, se algum dia eu vier a ler já sei que não se trata apenas de ficção científica.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  5. Marcos!
    Adoro livros de ficção misturados com fantasia e quando são bem escritos, ainda melhor.
    Aqui ainda podemos apreciar uma conspiração mundial com direito a vilões e tudo o mais, deve ser uma super leitura.
    Uma semana esplendorosa!
    “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia o livro, mas creio que para nos amantes da leitura sempre é válido conhecer e se aventurar em estilos literários diferentes. Ao ver a capa não imaginava dicar tão empolgada com a historia, pois ela é aquele tipo de trama que nos leva além, e adoro livros futurísticos, ainda mais este que mistura fantasia! Adorei conferir a resenha!

    ResponderExcluir
  7. Achei a sinopse bastante boa!
    Ainda não conhecia o livro e nem gosto muito desse gênero, mas gostei da forma como você escreveu obre ele.
    Parece ser bom.

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcos!
    Já faz algum tempo que li uma resenha da obra, o enredo me agradou bastante, ainda não consegui ler, espero consegui em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Marcos!!
    Que legal a resenha desse livro, gosto muito de livros de fantasia e ficção científica!! Adorei a indicação dessa estória!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  10. Que interessante essa mistura de gêneros e gostei por ser diferente do que vemos por aí, fiquei muito intrigada com esses mistérios que nem passou pela cabeça da humanidade fiquei me perguntando o que seria, por mais que passe anos e anos essa gana pelo poder não muda nos livros e nem na realidade, nos livros tudo bem rs, mas na realidade seria muito bom se isso mudasse, sonhar não paga nada mesmo kk.

    ResponderExcluir
  11. Eu amo fantasia mas ainda n mergulhei em ficção científica então fico meio apreensiva, porém a resenha é muito boa e o enredo me chamou muito a atenção. Espero poder ler !!fiquei muito curiosa pra saber o desenrolar do livro.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Não me interesso tanto por ficção científica. Na verdade, estou começando a ler algumas obras do gênero, mas essa temática espacial ainda não consigo curtir. Quem sabe se eu me apegar mais e me acostumar com obras sci-fi eu dê uma chance.

    ResponderExcluir
  13. O livro tem uma sinopse muito boa e interessante, e se tivesse uma segunda terra? É um livro que eu não leria, mas quem sabe um dia.

    Visitem emu blog!
    garotaeraumavez.blogspot.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Gosto de livros de ficção científica e fantasia, então acabei me interessando ler este livro após ler sua resenha, que bom que os personagens são interessantes, fiquei bem curiosa para conferir a história deste livro e adicionei ele em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo