03/05/2017

Resenha: Dioniso

Título: Dioniso
Autores: Pedro Zimmermann e Jerri Dias
ISBN: 9788567901176
Editora: AVEC Editora
Ano: 2015
Páginas: 114
Compre: Aqui (digital) e aqui (físico)

Sinopse:

Adriano Ferri é um detetive que ganha à vida desmascarando casamentos felizes. Marcela é sua amiga que sonha em ser uma grande dançarina. O Grupo Terpsichore de Dança-Teatro chega à cidade para apresentar As Bacantes. Mas não é só o espetáculo que o grupo pretende apresentar para a cidade. E Adriano e Marcela irão descobrir que algumas lendas são verdadeiras.

Resenha:

Adriano Ferri é um detetive que vai atrás de maridos e esposas que podem estar “pulando a cerca”, ao melhor estilo daqueles programas de quinta categoria na TV aberta. Contudo, sua vida começa a mudar quando Marcela, uma amiga sua que é bailarina, o convida para assistir o espetáculo As Bacantes.

O primeiro diferencial do espetáculo é que ele é composto só por mulheres. O segundo é que ele parece muito real. Entretanto, Adriano se convencer que As Bacantes é apenas um espetáculo um tanto estranho. Até tenta esquecê-lo, mas o destino preparava algo que ele não cogitava. A vida estava prestes a se tornar muito estranha.


Dioniso é a primeira HQ brasileira totalmente feita em 3D. Contudo, não posso falar desse aspecto em si porque conferi a obra em e-book através do Kindle. Entretanto, o que posso afirmar é que as ilustrações, mesmo no modo “normal”, agradaram-me bastante. Gostei dos traços e também do lado mais sombrio que os desenhos carregam. Além disso, outro aspecto marcante dos desenhos é a sensualidade. Afinal, Dioniso é o deus do vinho e do prazer.

Em relação ao enredo em si, também não tenho o que reclamar. Embora o início tenha me parecido um pouco corrido, em geral, a obra me agradou. A mistura de mitologia grega, terror, sensualidade e modernidade geraram um conjunto que merece ser conferido. Com um pouquinho de cada, o HQ se torna envolvente e embala o leitor até a última página.

Outro aspecto que gostei do HQ foi o final um pouco aberto. Eu fiquei na dúvida se teria uma continuação ou não. Aliás, de certa forma, não sei se iria querer que tivesse. Gosto da ideia de eu mesmo imaginar o que viria logo após, assim posso matar os personagens mentalmente. Contudo, caso haja uma continuação, vou querer lê-la, certamente.


Diante de tais aspectos, me resta indicar o HQ. Se você gosta de Graphic Novel que misture mitologia com realidade e que ainda haja uma pitada de terror e sensualidade, certamente você vai aprovar a obra.



Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. Oi, Marcos

    Eu não curto o gênero. Não leio HQs e não gosto muito de mitologia, então não seria algo que eu leria.
    Mas que legal que essa é a primeira HQ brasileira feita em 3D... fiquei aqui imaginando como isso pode ser, como serão as imagens...
    Por mais que eu não leia, achei bacana a novidade.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Hq não é uma coisa que eu goste. Aliás, nem gosto!rs Mas achei super interessante essa mistura de mitologia com Hq.
    Vou procurar mais detalhes sobre a obra, porque ler digital também não é outra coisa que eu goste..rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oii Marcos!
    Gostei da dica, faz tempo q qro mergulhar nesse gênero, tem me chamado mta atenção, vou anotar apesar de não ler livros digitais...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu não curto muito HQ, mas gosto das historia que ele conta em seus quadrinhos e super bonita e bem feita os desenhos, eu já não sei se leria mas a trama me chamou atenção por haver aventura e misterio!

    ResponderExcluir
  5. Por se tratar de uma HQ fiquei tentada a dar uma chance, afinal a leitura é bem rápida.
    Quando vi as ilustrações imaginei se tratar de algum game.
    Deve ser muito bom ler a obra física e ter a sensação de que está dentro de um jogo.
    O enredo não me chamou muito a atenção, mas fiquei bem curiosa só por ser algo inovador.

    Uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  6. HQ em 3D? E brasileira? Parece bem interessante. Não sou muito de ler coisas assim mas acho legal conhecer alguns. Essa história parece muito boa pela mistura de terror com mitologia, me deixou curiosa. E também gostei de saber que não tem um final certinho, que deixa pano pra imaginação. Acho legal pra ficar pensando na história, criando o nosso próprio fim mesmo. Mesmo que acabe tendo uma continuação ainda é legal imaginar como seria.
    É uma boa dica pra quem gosta de coisas do tipo. Achei bem legal.

    ResponderExcluir
  7. Marcos!
    Impressionante como as HQs retornaram ao mercado literário e agora cada vez mais elaboradas, em 3D, uauuuuuu!
    Poder ver a mitologia grega retratada de forma tão audaciosa e com ilustrações de traços únicos, é um convite para leitura.
    Desejo um mês abençoado!
    “Muitas palavras não indicam necessariamente muita sabedoria.” (Tales de Mileto)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Os traços realmente são maneiros. Legal conseguirem recriar algo já tão visto, como a mitologia grega e dar um direcionamento novo.
    Fiquei curiosa tbm pra ver como seria essa HQ em 3D, acho que nunca vi nada do tipo.

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Está muito interessante essa proposta da HQ, além de traços bem bacanas.
    Mas dessa vez não fiquei muito interessada. Para quem curte esse estilo, com certeza uma boa dica.
    Obrigada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcos!
    Nunca tive a chance de ler uma HQ em 3D, e só de tentar imaginar como deve ser, fiquei super interessada. Como pretendo criar o hábito de ler HQ, acredito que essa possa ser uma boa para minhas primeiras leituras.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcos.
    Eu adorei essa capa, como comentei anteriormente não sou la nenhuma fã de HQ, entretanto tenho qud dizer que adorei essa premissa, e fiquei muito intrigada para ler, uma pena que achou o começo um pouco corrido, mas infelizmente acontece.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, Marcos!
    Uma HQ em 3D? Wow, nunca tinha imaginado que uma dessa existisse haha. Os traços são realmente belos, super sombrios e realistas. A premissa me parece bem original, mostrando que a história é cheia de suspense. É bom conhecer tramas novas, quem sabe um dia eu me arrisco nessa. Vou deixar guardadinha na minha memória, para quando estiver procurando sair da zona de conforto. =D
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Sinceramente, não curto muito HQs em 3D, mas vi que o livro tá disponível no Kindle Unlimited então adicionei na wishlist. Vale a pena dar uma apoiada e futuramente eu pretendo ler, mas pela sinopse, parece uma história bem bacanuda. Eu gosto dessa coisa de personagens vs um espetáculo misterioso, algo meio o livro amarelo (é esse o nome? não lembro). Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Marcos!!!
    Adorei a indicação do Hq!! Parece ser bem legal!! Gostei muito das ilustrações!!
    Bjoss

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo