19/05/2017

3ª Semana Lunar: O que você precisa saber antes de ler “As Crônicas Lunares”


Como a série é uma versão dos contos da Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel e A Branca de Neve, você precisa saber um pouco sobre a verdadeira história dessas personagens além das que foram contadas pela Disney. Fiz uma pesquisa e coloquei abaixo links para que vocês possam ler os contos originais. Alguns são dos irmãos Grimm, outros são tão antigos que não se sabe qual é o verdadeiro; em outros, você escolhe qual a melhor versão, mas todas são violentas.


Cinderela:

A mulher de um homem rico ficou muito doente. Quando ela percebeu que a morte se aproximava, chamou sua única filha ao seu leito e disse “Filha querida, seja boa e piedosa que o bom deus sempre lhe protegerá. Eu estarei no céu olhando para você e nunca te abandonarei”.
Leia a história completa no blog Contos de Fadas.

Chapeuzinho Vermelho:

Na realidade, o Lenhador com seu ato heroico infelizmente foi uma invenção posterior, para abrandar a história. E assim como na maioria dos contos originais, as personagens principais acabam se dando mal, em quase todas as versões de Chapeuzinho, tanto a garota quanto a vovó não terminam em um final feliz.
Confira a história completa no blog Verdadeira História.

Rapunzel:

Os longos cabelos da protagonista, na versão francesa, são mágicos, e ela acaba usando esse dom para sair da torre e conhecer novas pessoas e lugares diferentes. Em uma dessas saidinhas ela conhece o homem de sua vida que acaba engravidando sem o conhecimento de sua madrasta, porém por pouco tempo, pois os sintomas da gravidez são iminentes.
Confira a história completa no blog Verdadeira História.


Branca de Neve:

“A primeira coisa que deve ser dita é que, provavelmente, a história da Branca de Neve nasceu de uma princesa do século XVI, chamada Margarete von Waldeck, alemã. Ela era uma moça famosa por sua beleza, e possuía uma madrasta, Katharina von Hatzfeld. O futuro Rei da Espanha, Felipe II, decidiu então se casar com Margarete, mas antes de conseguir sequer pensar no assunto, Margarete morreu envenenada”.
Confira a história completa no site Este Já li.





Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. Gente, isso de conto de fadas dá pra render cada história diferente!rs
    Maioria das vezes a gente só fica sabendo sobre as versões da Disney,mas de uns tempos para cá, até conto de fadas malvadas tem alcançado os leitores!
    Não vejo a hora de poder conferir este novo lado dos contos!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Já vi serie baseado em contos de fadas classico, livros e esse também não é diferente, eu amei a trama da serie e quero muito ler, os personagem tem uma personalidade diferente e sempre bom ver como os autores fazem deles o melhores!

    ResponderExcluir
  3. Oi Thais.
    Eu confesso que sou uma grande fã de livros que são baseados em contos de fada eu adorei a premissa de todos principalmente da Rapunzel nunca imaginei que seria um livro baseado em A Princesa que engravida enfim adorei não vejo a hora de ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Que post bacana. Adorei conhecer outras versões para esses clássicos tão amados.
    As Crônicas Lunares deve ser uma ótima leitura! Expectativa!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Tem alguns detalhes que não tinha visto ainda. Esse da Branca de neve, de ser de uma princesa e coisa assim não sabia. Conhecia da Chapeuzinho Vermelho, sabia que não terminava bem e da Rapunzel e a gravidez também conhecia. Tem tanta coisa de conto de fadas que a gente foi enganado a vida toda, né! xD
    Mas é legal ver essas versões, os originais e os mais conhecidos. Ver como as coisas mudam com o tempo e a época, o que romantizaram e o que deixaram e tal.

    ResponderExcluir
  6. Conheço muito pouco das histórias originais, mas o suficiente para ter certeza que a disney distorceu e romantizou tudo ZZZZZZ
    Talvez por isso também eu tenha ficado meio receosa de ler as crônicas lunares, já que se trata de outra visão das histórias das princesas.

    ResponderExcluir
  7. Thaís!
    Apesar de amar os contos originais, bem romantizados, gosto muito também das releituras e quanto mais diferentes, melhor, porque podemos ver um lado diferente das princesas e isso é bom demais.
    “A sabedoria dos homens é proporcional não à sua experiência mas à sua capacidade de adquirir experiência.” (George Bernard Shaw)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudynalva. Tudo bem?
      Concordo com você, nem tudo são flores e as princesas não tiveram um lado feliz sem consequências.

      Obrigada pelo comentário <3

      Beijos

      Excluir
  8. Oi, Thaís!!
    Gostei muito da postagem, achei bem interessante saber outras versões dos contos de fadas originais.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  9. Eu não sabia da história da BRanca de Neve, e sinceramente adorei. Eu amo esses recontos de contos de fadas inspirados nos originais, com toda aquela carga trágica e dramática, sabe? Infelizemnte eu não li muitos livros do tipo, mas to doido pra ler Cinder. Quero ler em inglês, pra treinar o meu idioma, e também acho que é uma boa porque parece ser uma leitura simples sem muitas palavras complicadas. Adorei as ilustrações também. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Oi Thais!!!
    Agora siim minha curiosidade de ler a crônica aumentou, adorei conhecer essa versão!
    Bjs!

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo