03/03/2016

Resenha: Troopers da Morte

Título: Troopers da Morte
Autor: Joe Schreiber
Editora: Aleph
ISBN: 
9788576572701
Ano: 
2015
Páginas: 
328
Compre: Aqui


Sinopse:

Nesta intrigante e singular história de terror, consagrados heróis da saga terão de enfrentar pesadelos imensuráveis. Quando a nave-prisão imperial Purgação – residência temporária de quinhentos dos mais cruéis assassinos, rebeldes e ladrões – quebra em um ponto isolado do espaço, a única esperança da tripulação parece estar em um destróier estelar encontrado vagando no vazio. Uma equipe de inspeção é então enviada à nave abandonada, em busca de peças para o conserto da Purgação. No entanto, somente metade dos integrantes da equipe retorna... trazendo consigo uma terrível doença, tão letal que, em questão de horas, quase toda a tripulação a bordo do Purgação morre dos modos mais assustadores. E a morte é apenas o começo...

Resenha:

A nave-prisão imperial Purgação encaminhava-se a uma prisão definitiva. Estavam na nave centenas de prisioneiros; entre eles: jovens, contrabandistas, assassinos e dois personagens que já conhecemos. Contudo, no meio do caminho, a nave quebra e eles ficam parados em um ponto inabitado do espaço. Aparentemente, ficariam assim por um bom tempo.

Entretanto, acabam avistando um destróier nas proximidades. Com a energia restante, aproximam-se da nave de combate imperial e fazem o acoplamento. O objetivo era conseguir peças que permitissem o conserto da Purgação. Para tal, mandam uma equipe de exploradores para o local. Mas, tudo começa a dar errado quando alguns dos enviados voltam doentes. Pior, a doença começa a se espalhar pela Purgação. Porém, não há nada que não esteja tão ruim que não possa piorar...


Partindo dessa premissa, Joe Schreiber cria um enredo ágil e levemente assustador. A ideia de casar Star Wars com zumbis é inusitada, mas foi bem trabalhada pelo autor, principalmente por causa da justificativa criada para o acontecimento. Os motivos apresentados fazem com que o “apocalipse zumbi” tenha sentido dentro de um universo como Star Wars, superando o que poderia ser apenas uma jogada de marketing.
“Não faltavam pesadelos na nave-prisão imperial Purgação” (p. 16).
Além disso, o fato de Schreiber escrever muito bem favorece demais o enredo. Ele sabe o momento certo de acelerar os acontecimentos e o momento em que deve parar e dar certo aprofundamento aos seus personagens. Isso deixa o enredo mais coeso e convincente, originando um livro que te fará ler por horas sem se cansar.

Contudo, se nos aspectos anteriores o autor foi muito bem, ele parece pecar um pouco na construção dos zumbis e nos momentos de ação que ocorrem por causa desses seres. Tirando o motivo da origem, que foi bem mesclado com o universo Star Wars, como já mencionado anteriormente, o desenvolvimento dos seres fantásticos parece muito familiar com centenas de outras séries que vemos por aí. Ou seja, se por um lado o autor foi bem em justificar a origem, faltou aprofundar as particularidades que uma infecção zumbi poderia causar dentro de uma nave fechada, preferindo apostar em clichês.


Quanto aos personagens, Schreiber faz o básico, mas que funciona bem. Além dos dois já consagrados, o autor dá um aprofundamento há poucos outros, o que deixa a trama mais centrada. Apesar disso, conhecemos apenas algumas informações realmente relevantes do passado desses personagens e que justificam atitudes tomadas dentro do enredo. Isso torna o enredo mais ágil, mas deixa a obra um degrau abaixo das demais do Legends.
“O universo te, senso de humor, só que é mórbido” (p. 121).
Quanto à parte física, eu não tenho o que reclamar. A Aleph, como sempre, criou um trabalho de qualidade. A capa está bonita e representa com perfeição o conteúdo da obra. A diagramação é muito boa, como em todos os livros do Star Wars, além de ser confortável e proporcionar uma boa leitura. A revisão e tradução também estão ótimas.

Assim sendo, diante dos aspectos mencionados, indico Troopers da Morte para quem quer um bom enredo que misture Star Wars e Zumbis. Se o objetivo for passar o tempo com uma leitura agradável, esse livro é uma ótima opção. Porém, se por outro lado, você procura obras mais profundas dentro de Star Wars, a própria Aleph proporciona uma série de outros livros para você.

Outras fotos:







Comentários
31 Comentários

31 comentários:

  1. Marcos!
    Hoje passei a tarde toda revendo os filmes Star Wars, daí chego aqui e vejo essa resenha fabulosa.
    Quero ler de todo jeito.
    “Quando todo mundo quer saber é porque ninguém tem nada com isso.” (Millôr Fernandes)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos, tudo bem
    Estava sem internet, por isso não consegui vir aqui antes e conhecer seu novo blog e lhe prestigiar. Estou feliz por você estar de volta. Vi seu comentário no meu blog que você gostou muito de Lobo Mau, também é um dos meu preferidos, mas queria que você lesse a Trilogia da Terra Conquistada, simplesmente fantástica!! Nunca pensei que iriam introduzir os zumbis no universo de Star Wars, eu pensei que eles iriam explorar justamente a contaminação na nave, com eles fechados e soltos no espaço, sem ninguém para salvá-los, já vi um filme exatamente com esse enredo, só não eram zumbis, risos... Entretanto, ainda assim parece ser uma boa leitura. Vou conferir com certeza. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ai que saco. Sumiu meu comentário :P

    Enfim, o que eu tinha dito é que eu adorei este livro porque juntou duas coisas que amo. Claro!
    Amei a resenha também!!! Incrível!! E fala sério, você não ficou empolgado quando apareceu o Chewie e o Han??? Eu fiquei, rsrs.

    Adorei. As fotos ficaram um escândalo!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marcos!
    Ainda não conhecia teu blog e fiquei encantada!É mto lindo! <3

    Qto ao livro, te confesso que ainda não sabia que era de "terror". Amo Star Wars com todas as minhas forças, haha. Mas *vergonha* tenho um certo medinho pra histórias desse tipo... Fiquei pensando aqui se conseguirei ler...
    Enfim, de qqr forma, vou colocar na minha wishlist, ainda mais por saber (spoiler no comentário acima, haha) que aparecem meus dois personagens preferidos da saga! *-*
    Bjos e parabéns pelo blog!

    www.umdiamelivro.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcos!
    Não acredito que o autor conseguiu fazer essa mistura. Já adorei! Amo Star Wars e séries ou filmes que contenham zumbis. Essa questão de clichê é complicada, até porque criar zumbis diferentes do que conhecemos deve ser uma tarefa bem difícil. As origens podem até ser variadas, mas zumbis no geral não acho que tenham comportamentos tão distintos. Tipo eles só ficam vagando por ai, comendo cérebros rs. Preciso muito começar a ler os livros da saga! E como sempre, você já me fez anotar vários na minha lista hehe.
    Abs!

    Participe do nosso sorteio temático!

    ResponderExcluir
  7. Olá...

    Gosto dos filmes Star Wars, mas nunca li nenhum dos livros... Adorei sua resenha, mas são sei se é um tipo de leitura que me chama tanto a atenção... Tenho um certo medo para algumas coisas... rsrs... Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcos!

    AIMEUDEUS! Quero! Precisoooo!!!! kkkk
    Não conhecia este livro e nem sabia que mesclava SW e Zumbis! Jesus! Vou a falência! Já vou adicioná-lo na minha lista de desejados!
    Adorei a resenha, como sempre, vc conseguiu me deixar desesperada aqui! Vou adquirir este livro com certeza!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  9. Fiquei tremendamente curioso para ler este livro. Sou muito fã de Star Wars, portanto parece-me ser uma obra de leitura obrigatória :D

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Marcos!
    COMASSIM Star Wars e zumbis???? Necessito desse livro na minha vida!
    Apesar de algumas ressalvas que você comentou, adicionei nesse livro nos desejados.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcos!
    Eu estou louca pra comprar Troopers da Morte! Tudo de SW que a Aleph vem lançando está na minha lista de desejados, mas esse em especial porque tem vibe de apocalipse zumbi!
    Em relação aos zumbis, eu acho que o que vale pro autor é trabalhar bem os personagens - os sobreviventes, no caso. A fórmula de apocalipse é sempre a mesma, mas se os humanos conseguirem te prender à trama, é tudo perfeito.
    Quando encontrar alguma promo do livro por aí com certeza vou adquirir! Excelente resenha.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii, Marcos!
    Primeiramente queria dizer que seu blog é lindo e as suas fotos são incríveis <3
    Eu adorei a premissa desse livro, apesar de não ter lido nenhum livro as saga e nem livros com zumbis hahaha. Zumbis e Star Wars e todos os pontos positivos que você citou, acredito que é um livro que mereça estar na minha wishlist. Concordo com você, a editora não vacilou na edição que está bem caprichada!
    Beijos!
    http://apenasumaleitura.blogspot.com/
    ---
    Ah, está rolando resenha premiada lá no blog, do livro “O Andarilho Dewok”. Não deixa de participar!
    Resenha: http://migre.me/t5KoE

    ResponderExcluir
  13. Eu devo ser uma das únicas pessoas na Terra que nunca viu, nem leu Star Wars, embora pareça interessante, acho que vou continuar assim, considerando que não deve ser pouca coisa a ser lida e vista!
    Além disso, zumbis é algo que não me agrada muito!
    Enfim, como sempre, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  14. Esse é um pouco diferente do que vi de livros da saga. Zumbis? Nossa, imaginando como fizeram isso.... Pela resenha parece interessante, acho que seria uma leitura mais legal pra começar a entender o universo da saga de um modo inusitado. É fácil e rápido de ler e acho que iria gostar, mesmo tendo lá seus lados negativos ainda assim é uma ideia interessante.

    ResponderExcluir
  15. Oi Marcos
    Gosto de de zumbis e de star wars, um livro com os dois temas me parecia improvável kk
    Mas pelo que li na resenha, ficou muito bom, e super está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  16. Oie...
    Gostei muito de tudo que você relatou sobre a leitura, mas, infelizmente sou medrosa demais para ler livros de terror rsrs...
    As suas fotos ficaram lindas <3
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá Marcos, tudo bem?
    Primeiramente, quero dizer que adorei sua resenha e as fotos, estão lindas.
    Infelizmente, não consigo ler Star Wars e olha que já tentei muitas vezes. Apesar disso, achei a mistura com zumbis bem inusitada e fiquei bem curiosa em relação ao livro. Espero conseguir ler e gostar.
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, Marcos.
    Achei bem legal essa mistura do universo com os zumbis. Eu adoro livros de zumbis. E a edição da editora está linda como sempre. Eu fico querendo os livros só para ter na estante hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  19. Sou apaixonada por tudo que envolva star wars,e colocar um apocalipse zumbi no espaço foi uma ideia bem legal.Ótima resenha,estou louca pra ler essa versão.

    ResponderExcluir
  20. Oi Marcos!!!
    Mesmo não gostando tanto de zumbis esse é um dos livros que mais estou ansioso pra ler, por ser algo diferente dos outros e mais assustador...
    Juro que já tentei ler várias histórias de zumbis, inclusive as mais famosas mas não sei o que me faz não gostar.
    Se souber de uma série de zumbis que goste e indique me conta!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  21. Oi, Marcos!
    Meu Deus do céu, adorei sua resenha e eu não sabia mesmo que tinha essa vibe de apocalipse Zumbi :o
    Envolveu duas coisas que gosto em um livro, não tenho dúvidas de que é uma ótima leitura como você disse.
    Ainda lerei esse e os vários outros que a Aleph publicou- que são lindos demais. Parabéns pela resenha.

    Blog Liliterario
    http://www.liliterario.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi Marcos! eu não esperava esse toque meio terror, mas ainda bem que funcionou, eu não estava com muitas expectativas, confesso! E a Aleph sempre arrasa na edição né? Aliás, as fotos ficaram lindas!


    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  23. Muito inusitada essa mistura de zumbis com Star Wars, mas também interessante. Gostei da resenha e fiquei curiosa para saber como ficou essa mistura. A diagramação está muito bonita mesmo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  24. Sobre a capa: Sinistraaaa hahahha. Tenho um problemas com essas capas assim, confesso. Acho lindo, mas tenho medo de ter na estante hahahha. Tipo um livro que ganhei aqui: Senhora dos Mortos. O livro fica super escondido na estante. Por que se eu olhar, acho que alguém da capa vai sair andando sei lá kkkk
    Ok, paremos com os medos bobos....
    Como você sabe, eu não entendo quase nada de star wars... mas essa coisa de zumbis para mim soou estranha :P Mas se você, que é fã, diz que achou possível, então tá =D
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Bacana!
    Bjs da Su!
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá, Marcos.
    Percebi que você evitou falar quais são os dois personagens que aparecem, mas nada como ler os comentários, rsrs.
    Estou um pouco dividida com esse livro. Quando soube que ele tinha zumbis e esse lado mais inclinado para o terror, eu fiquei com um pé atrás. Mesmo assim, ainda fiquei curiosa para saber como o autor conseguiu colocar zumbis em Star Wars. Ainda estou curiosa apesar de saber do clichê presente, mas não é um livro que eu vá dar prioridade agora, só mais para frente.
    Amei demais as fotos! Ficaram lindas *-*
    Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Oi, Marcos
    Cada vez que venho aqui me surpreendo com uma coisa nova sobre Star Wars. É um pouco estranho pensar em zumbis nesse universo, mas pelo jeito o autor encaixou muito bem na trama, apesar de algumas ressalvas.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. A história não me agradou muito, se fosse ler por ela, talvez eu não lesse. Mas quero ler a coleção completa de todos os livros de Star Wars, o que vai incluir esse. Gosto de zumbis em apenas algumas histórias muito bem feitas, e não acho que o assunto encaixe em Star Wars. Mas a capa certamente é linda.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  29. Olá, Marcos.
    O fato de ter Star Wars e zumbis na mesma história é mais do que suficiente para que eu queira ler, pois são duas coisas que eu adoro. Nunca teria imaginado essa mistura, mas despertou minha curiosidade, mesmo sendo clichê em alguns pontos.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  30. Gosto muito de ler ficção, mas apesar de o livro ter zumbis os livros sobre a serie star wars não me chama a atenção, mas gosto muito dos filmes.

    ResponderExcluir
  31. Amo Star Wars <3
    O suspense sobre a causa da morte do pessoal está me deixando ansiosa para ler, quero ver o que virá pós a morte. Só acho bobo envolver zumbis na história, super nada a ver.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo