O Poupatempo é um serviço do Governo do Estado de São Paulo que é localizado em muitas cidades e que tem postos de atendimento de vários órgãos, como o DETRAN e a Sabesp.
A população pode resolver problemas com o seu licenciamento, com a sua conta de água e muito mais, além de usar a emissão de documentos.
Para diversos serviços, é obrigatório que o paulista faça agendamento: isso serve para organizar o tráfego de usuários e que para que o Poupatempo tenha estimativa de quantos atendimentos serão para determinado serviço ou departamento.
O agendamento em questão é feito pelo site ou pelo telefone poupatempo, e o cidadão que precisar faltar deve retornar ao site do Poupatempo e fazer o cancelamento.
Quais serviços têm agendamento obrigatório?
Determinados serviços do Poupatempo só podem ser usados se for feito agendamento, como a emissão de carteira de trabalho, o cadastro para concorrer a empregos e a solicitação do seguro desemprego.
O Instituto de Identificação também solicita que os paulistas façam agendamento, inclusive para fazer carteira de identidade e para requerer atestados de antecedentes criminais.
O DETRAN tem muitos serviços no Poupatempo e eles precisam de agendamento.
São eles: renovação de CNH vencida com exame médico, segunda via da carteira de motorista, serviços de veículos, processo de cassação e suspensão, reabilitação de permissionário, primeira carteira, mudança de categoria ou adição e muito mais.
A Sabesp tem vários serviços com agendamento no Poupatempo, além do registro de reclamação do PROCON e outros.
Como agendar no Poupatempo
Primeiro, o paulista acessa https://www.poupatempo.sp.gov.br/ e seleciona “cadastre-se ou entre”.
Quem ainda não usou o agendamento do Poupatempo clica em “cadastre-se” e insere os dados pessoais; quem já agendou antes pode recuperar sua senha colocando o número do CPF.
Depois de estar cadastrado ou se recuperar a senha, o cidadão seleciona “agendamentos” e escolhe o serviço e a unidade do Poupatempo, além do dia e horário.
Os cidadãos que não têm Internet podem procurar as bibliotecas públicas do Estado, que costumam contar com computadores.
É indicado tirar uma foto do agendamento feito ou imprimi-lo e levar ao Poupatempo.
O site deste comunica os documentos necessários e se o cidadão levará cópia ou original.
Além de tudo, o usuário deve estar na unidade com antecedência e procurar o balcão de informações.