14/06/2017

Resenha: O Grande Ivan

Título: O Grande Ivan
Autora: Katherine Applegate
ISBN: 9788581635774
Editora: #irado 
Ano: 2014
Páginas: 288
Compre: Aqui

Sinopse:

Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo.
Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade.
Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?

Resenha:

Quando comecei a ler a obra, imaginava encontrar um bom livro infantil e não me decepcionei. Pelo contrário, O Grande Ivan foi muito além das minhas expectativas e se tornou um dos melhores livros infantis que já li, perdendo para alguns clássicos, como O Pequeno Príncipe. Sem dúvida, foi um grande achado.

Ivan é um gorila; porém, ele não vive na selva. Seu lar – ou seu domínio, como ele chama – fica em um shopping onde ele é uma das atrações. Ele foi “humanizado”, no sentido ruim do termo, e não sente mais vontade de voltar para a floresta. Ele se contenta em ver a pintura da selva em sua parede e fazer desenhos.


Contudo, toda a sua vida muda quando o shopping ganha uma nova atração: Ruby, um filhote de elefante que é uma graça, além de muito curiosa. Deste dia em diante, Ivan começa a pensar diferente e promete a si mesmo que não deixará Ruby passar sua vida dentro de uma jaula. Entretanto, o que um gorila pode fazer para salvar um amigo dos humanos? Uns diriam que nada. Mas Ivan tem um grande plano...
“Com o passar dos anos, aprendi a entender as palavras humanas, mas entender o que os humanos dizem não é a mesma coisa que entender os humanos” (p. 13).
O Grande Ivan é um livro bem infantil, mas que consegue atingir todos os tipos de leitores; encanta as crianças e ganha os adultos. Ele é uma amostra de como a amizade pode ser inabalável e de como pessoas ou animais, com o mínimo de compaixão, podem fazer coisas grandiosas; é a prova de que o amor nos move.

Os personagens da obra são incríveis, aprofundados e mais do que cativantes, mas, de longe, Ivan, nosso narrador, é o melhor de todos. Com seu jeito simples, amoroso e calmo, consegue revolucionar a história de seus amigos. Ruby, por sua vez, é o contrário de Ivan: agitada e muito curiosa, sempre ansiosa para fazer algo.


Outra personagem muito importante na obra e que me ganhou com facilidade foi a Júlia. Ela é uma criança fofa, filha do zelador do shopping, e que entende os animais como ninguém. Ela os vê não como uma atração, mas como seres que precisam de amor, cuidado e carinho, e faz o possível para que a noite dos animais seja mais agradável.
“Os humanos sempre têm um cheiro estranho quando existe alguma mudança no ar. É um cheiro como o de carne estragada. Com um toque de mamão” (p. 66).
Além de um enredo ótimo e personagens cativantes, o livro também conta com uma diagramação para ninguém colocar defeito: capa dura, ótimas ilustrações em p/b, folhas amareladas, letra grande e espaçamento enorme. Com uma diagramação dessas é impossível não ter uma leitura fluida.

Se após ler essa resenha você ainda não está convencido a desbravar a obra, eu repito: leiam! Esse é um livro que, sem dúvidas, vai agradar a todos os leitores.



Se você gostou do Ivan e também gosta de outros animais, temos uma dica para você. Nosso parceiro, Cupomterra, disponibilizou para os leitores descontos no Petz, onde vocês podem cuidar dos seus amados e economizar bastante. Então não dê bobeira e garanta já as melhores ofertas!


Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. Resenha dolorida de se ler...e ao mesmo tempo, emocionante.
    Falar de animais em cativeiros é algo que sempre nos deixa com um nó na garganta. A crueldade que muitos fazem e impõem a este pobres seres,acabam nos deixando em uma escala bem baixa na humanidade.
    Não conhecia o livro, mas estou encantada e vou colocar agora na lista de desejados!
    Quero muito ler!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Amo essa autora!! ♥ Leia também o Crenshaw... é MARAVILHOSO!!!
    Resenha lindíssima!!

    Bjkssssss

    ResponderExcluir
  3. Ahh achei a trama bem legal, leve e divertida!
    Lerei assim que puder. Gosto de livros que os personagens são animais. Acho bastante interessante saber do ponto de vista deles.
    Não conhecia a autora, deve ser bem emocionante a história!

    ResponderExcluir
  4. Marcos!
    Já tive oportunidade de ler esse livro lindo há uns anos atrás e fiquei totalmente encantada pelo amor da menininha pelo Gorila, sem contar com os desenhos que ele fazia.
    Valeu pelo cumpom desconto, vou lá dar uma olhada.
    Bom feriado!
    “Saber envelhecer é a grande sabedoria da vida.” (Henri Amiel)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Não conhecia a autora, mas a premissa do livro já me tocou profundamente. Esse tema de amizade, liberdade e direitos dos animais, sempre me interessa muito e mesmo sendo uma leitura mais leve, retrata realidades de muitos animais.
    Gostei da dica! Espero ter a oportunidade de fazer a leitura.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    As obras para o público infantil sempre são incríveis com suas histórias fofas e leve. Gostei bastante dessa história fofa, um ensinamento de amor, amizade isso e incrível.

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia este livro, mas gosto de ler alguns livros infantis, então sem dúvidas me interessei em ler este livro, ainda mais por ter personagens cativantes, e a história parece ser bem simples e encantadora, pretendo ler este livro em breve.

    ResponderExcluir
  8. Acho que deve mesmo ser uma obra encantadora, mas tenho problemas em ler coisas com animais ou crianças, choro demais...

    ResponderExcluir
  9. Marcos amei esse livro, não conhecia a história de Ivan...Coisa mais fofa!!
    Eu quero!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Marcos!!
    Esse livro parece ser bem fofo!! Adorei a sinopse dele. Adoraria ler essa história!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  11. Ai Marcos, eu choro fácil! Achei uma fofura a história de Ivan, mas sei que vou chorar muito quando ler. =/ Tem uma frase que eu sempre, sempre falo, é que, Deus podia acabar com os homens e deixar a terra pros bichos. Pra quê, eu me pergunto, pra quê, tirar um animal de sua terra, de sua família, do seu lugar de origem e direito, pra por atrás de um vidro? Meu Deus, eu não consigo entender tanta maldade. Você disse que o livro é doce e inteligente, mas pra mim é sofrível também.. Enfim, num dia cinza, vou lembrar dessa dica.
    Bjoxx ♥♥

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo