17/06/2017

AVEC lança “Pesadelos Terríveis”: RPG inspirado na graphic novel Beladona.

Jogo expande o universo do quadrinho. E permite que o jogador decida a resolução das Cenas.

Prepare-se para reunir com seus amigos e criarem coletivamente um Conto que flerta com o Terror, a Loucura e o Mistério. Essa é a proposta do jogo Pesadelos Terríveis, RPG lançado este mês pela AVEC Editora, que expande o universo ficcional da premiada graphic novel Beladona, de Ana Recalde e Denis Mello.

O jogo foi escrito pelo game design Jorge dos Santos Valpaços, é de fácil aprendizagem e destinado àqueles que não tem medo de seguir em busca do sobrenatural que se espreita em Nosso Mundo ou de Fugir dos perigos criados no Mundo dos Pesadelos.

“A mecânica central se dá por meio de um sistema de apostas para a conclusão de Conflitos que se impõem à narrativa. Toda Cena significativamente tensa em um Conto possui um valor de Risco, sendo o mesmo oculto aos jogadores. O Narrador atribui, mediante uma série de procedimentos explicados no manual, um valor de Risco à Cena e a descreve”, explica Jorge.

O desafio dos jogadores será usar os Traços da Cena para superar os Traumas (as adversidades). Como detalha o autor: “Compara-se o valor dos dados em um Desafio. Caso haja um número maior de Traumas que Traços em uma Cena, esse Desafio se torna uma Disputa; logo há um Lance de Dados. O lado que tiver um melhor resultado (o Narrador ou os jogadores) determina a conclusão da Cena, incluindo a criação de pistas e detalhes da história. Nesse sentido, o lance de dados jamais é banal, uma vez que os jogadores estão disputando pelo direito narrativo do Conto.”

Um Jogo de Narrativa Compartilhada

De acordo com Jorge, para os amantes da HQ Beladona, será possível compreender os poderes, as nuances entre o Nosso Mundo e o Mundo dos Pesadelos e alguns detalhes da história. O RPG, assim como o clássico Star Wars: The Rolepaying Game (da West End Games, 1987), expande o universo ficcional.

Também oferece mecânicas presentes em jogos em mais novos como Este Corpo Mortal (Retropunk) e Blood & Honor (Red Box), em que o vencedor de uma Disputa Narrativa, assume o controle da Cena e descreve exatamente o que aconteceu. Mesmo que esse jogador não seja o Mestre ou Narrador da partida.

Por esse motivo, mesmo que um Conto de Pesadelos Terríveis seja narrado mais de uma vez, ele nunca terá o mesmo resultado final, as mesmas Cenas e nunca será a mesma história.

Pesadelos Terríveis está disponível na loja online da AVEC Editora, e também na Amazon e na Saraiva.


Ficha Básica:
ISBN:  978-85-67901-93-0
Preço: R$ 39,90
Formato: 21x28 cm
Páginas: 144
Categoria: RPG | Horror
Autor: Jorge Valpaços
Editor: Artur Vecchi
Diagramação: Vitor Coelho


Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Hq não é uma coisa que eu conheça e que goste.
    Mas não tem como não admitir que essa parece ser incrível, já que amo terror(mesmo morrendo de medo..rs)
    Vou procurar saber mais sobre o assunto!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Não entendi nada da resenha. Não conheço esse jogo e não sou fã desses jogos que existem. Acho sem graça.
    Mas sei que tem pessoas que piram nessas coisas, então é uma boa dica.
    Eu, porém, passo adiante.

    ResponderExcluir
  3. Eu geralmente não gosto de ler livros com histórias de estilo jogos escritos, então acabei não me interessando muito em ler este livro, mas para quem curte, sem dúvidas irá ser uma ótima dica de leitura.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Não sou muito fã desse tipo de gêneros mas me pareceu bem interessante a forma de como é descrito uma história de jogos. A premissa me pareceu boa mas não é meu estilo de leitura.

    ResponderExcluir
  5. Opa, mas que boa notícia, novos ares no setor rpgístico. Isso é sempre uma boa novidade! Não li a HQ, mas agora vou conferir!

    ResponderExcluir
  6. Marcos!
    Para quem gosto dos HQs com estilo RPG é uma grande pedida.
    Deve ser bem participativo.
    Desejo uma ótima semana!!
    “Terei toda a aparência de quem falhou, e só eu saberei se foi a falha necessária.” (Clarice Lispector)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Marcos eu gostei, apesar de não conhecer mto esse gênero, tenho mta curiosidade em desbravar esse mundo, quem sabe consiga em breve...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Marcos!!
    Gostei da indicação do Hq, espero ter oportunidade de ler!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Gostei da indicação, apesar de não entender nada de jogos e também por nunca ter lido nada nesse estilo. Mas quem sabe um dia!
    Obrigada pela dica.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcos! Amo RPG e por mim jogaria sempre, mas é difícil achar parceiros pra jogar! =/
    Pra esse eu acredito que teria que a HQ primeiro, o que não seria empecilho, a questão seriam os jogadores.. Mas valeu a dica. e se eu conseguir formar uma mesa, já tenho uma opção!
    Bjoxx ♥♥

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo