16/02/2017

Resenha: A Viagem de Rousseau

Título: A Viagem de Rousseau
Autor: Caulos
Editora: Rocco Jovens Leitores
ISBN: 9788579803260
Ano: 2017
Páginas: 36
Compre: Aqui

Sinopse:

À vontade entre lápis e pincéis, o pintor, ilustrador e cartunista Caulos apresenta o último livro da coleção Pintando o Sete, em que mergulha na vida e obra de sete grandes gênios da pintura para levar, com seu próprio traço e suas próprias palavras, um pouco de história da arte para os pequenos. Depois de Matisse, Magritte, Mondrian, Seurat, Giotto e Van Gogh, Caulos conta agora a trajetória do francês Henri Rousseau, que foi funcionário da alfândega em Paris e só depois de se aposentar pôde se dedicar exclusivamente à pintura. Sem nunca ter saído da capital francesa, Rousseau criou retratos e cenários reais e imaginários, sempre com um olhar inventivo sobre o mundo a sua volta. É justamente a essência dessa obra cheia de surpresas e nuances que Caulos extrai para seus leitores, com sensibilidade e perspicácia, através do diálogo entre texto e ilustrações.

Resenha:

O que você sabe sobre Henri Rousseau, também conhecido como Douanier Rousseau? Se a sua resposta for “nada”, esse livro, mesmo que infantil, foi feito para você. Isso porque Caulos, idealizador da série Pintando o Sete, apresenta grandes nomes da pintura de maneira fácil e descomplicada; nesse volume, Rousseau é o grande homenageado. Se ficou curioso, embarque também nessa viagem.

Henri tinha um trabalho burocrático e chato na alfândega, o que lhe dava o seu sustento, mas o impedia de colocar para fora o seu grande talento: a criatividade. Rousseau gostava mesmo era de pintar, apresentar situações no estilo “retrato paisagem” e criar personagens totalmente novos. Foi a isso que ele se dedicou após a aposentadoria, marcando para sempre o seu nome na história da arte.

Em A Viagem de Rousseau, Caulos, além de apresentar um pouco da história de vida desse grande pintor, apresenta aos leitores as mais importantes obras de Henri. Apesar de simples, o livro tem um encantamento sem tamanho, principalmente porque a obra de Rousseau é bela, vasta e original; isso faz com que o leitor se encante página após página.

Os traços de Caulos, retratando as obras do pintor francês, são contemporâneos, mas mantém a essência das obras originais. Isso gera, por um lado, o encantamento pelo trabalho de Caulos; por outro, a vontade incontrolável de conhecer mais sobre Rousseau. Aliás, acaba sendo esse o grande trunfo do trabalho publicado pela Rocco: aguçar a curiosidade dos leitores mirins e também dos adultos.

A parte física da obra também contribui demais para que o livro alcance os seus objetivos. A capa é simples, infantilizada, mas cumpre o objetivo de atrair os leitores. Porém, o grande trunfo está na parte interna: temos uma diagramação maravilhosa, ilustrações incríveis e uma impressão de alta qualidade, fazendo com que a criança possa ter uma melhor experiência com a obra. Há também toda uma preocupação com a parte textual, fazendo com que o texto seja simples, direto, mas de qualidade e bem informativo, essencial para o entendimento dos leitores. Ou seja, todos os aspectos são pensados pela Rocco para que a leitura flua com perfeição.

Em suma, A Viagem de Rousseau é um grande convite para conhecer a rica obra do pintor francês. Através de uma bela diagramação e um trabalho com primor, Caulos e a Rocco encantam crianças e adultos.

Fotos do livro:








Pinturas de Rousseau:







Comentários
16 Comentários

16 comentários:

  1. Que riqueza de livro!!!
    Puxa...estou encantada com as ilustrações e como não entendo nada de pintores e afins, será sim, um mergulho para conhecer um pouco mais sobre este universo tão bonito e colorido!
    Um livrinho tão pequeno e com tanta riqueza.
    Preciso deste livro!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. AMEI!!

    Você sabe que adoro esse tipo de livro! Que lindo ♥

    Bjkss

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos!

    Bem, eu não conhecia nada mesmo do autor, mas fiquei bem curiosa com o livro. Sim, sou adulta, mas adoro livros infantis! rsrsrsrsrsrs
    Vou adicionar na minha lista de desejados e espero ter essa belíssima obra na minha estante!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marcos!!
    Que livro mas fantástico!! As ilustrações são lindas e um livro super curtinho mais tão impactante!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos!!
    Não o conhecia, mas posso afirmar com certeza que amei o tipo de ilustração, principalmente nos quadros (O quinto quadro é meu preferido).
    Ele tem um traço bem único.
    Adoro esses livros curtinhos, com ilustrações pra descontrair de vez em quando, ainda mais pra conhecer melhor o artista.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Marcos.
    Apesar da minha resposta ser nada, não fiquei interessada em ler o livro. E mesmo o livro me parecendo ser ótimo, acho que é um que eu não leria porque já tenho muitos livros atrasados na fila hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Eu já ouvi falar desse pintor, alguma coisa em filmes ou séries. É familiar de nome. Mas com obras mesmo não estou muito familiarizada.
    Bem interessante essa dica. Mesmo sendo um livro infantil fica interessante pra conhecer quem foi e as obras dele. E achei a retratação que o outro arista fez muito bacana =)
    É bom mesmo pra conhecer o trabalho dos dois. Dá curiosidade.

    ResponderExcluir
  8. Olá, uma linda homenagem aos ilustres artistas que colorem nossa vida, não conhecia essa série mas ela é perfeita para conhecermos mais sobre esses pintores. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcos! Nossa, eu fiquei fascinada pela obra! Que coisa mais linda!! Quero muito agora ter na minha estante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Marcos!
    Adorei a ideia de trazer os pintores em uma série, onde além de aprendermos um pouco, podemos apreciar suas obras.
    Saber mais sobre Rousseau e ver os lindos quadros retratados no livro, torna uma leitura lúdica e de aprendizado.
    “O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  11. Hey,

    Achei as imagens maravilhosas, mas não é o tipo de livro que me agrade.

    ResponderExcluir
  12. Oii Marcos!
    Eu amo livros com essas ilustrações...Gostei mto!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente não conhecia este pintor, mas que bom que temos este livro né...rs... Gostei muito da indicação, mesmo não fazendo parte do público alvo, fiquei com muita vontade de conferir o livro. A diagramação parece realmente estar ótima. Boa resenha e dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  14. Não é um livro que eu faço questão de ter na estante mas foi saber mais sobre o pintor e não posso negar que as ilustrações são lindas, ricas em cores e com traços diferentes.

    ResponderExcluir
  15. Olá...
    Que livro lindo!!! Muito bacana uma série que traz um pouco da vida e obras de pintores famosos.... Adorei...
    Abraços...

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo