11/12/2016

Os Molambolengos

Título: Os Molambolengos
Autora: Evangeline Lilly
ISBN: 9788576572831
Editora: Aleph
Ano: 2015
Páginas: 48
Compre: Aqui

Sinopse:

Selma é uma garotinha esperta, mas muito mimada. Um dia Selma encontra, por acaso, uma colorida banda de marionetes, Os Molambolengos, que vão ensiná-la que nem sempre as coisas acontecem do jeito que ela quer. Evangeline Lilly é mais conhecida por seu trabalho como atriz, mas sua paixão mais antiga é a escrita. Os Molambolengos é seu primeiro livro. Ilustrado por Johnny Fraser-Allen, essa excêntrica e visualmente encantadora fábula vai agradar tanto crianças quanto adultos.

Resenha:

A Aleph me surpreendeu mais uma vez ao provar que ainda pode enriquecer demais o seu universo. Dessa vez, saem de cena as naves espaciais, os alienígenas, os sabres de luz e os robôs; eles serão substituídos por marionetes. Não, você não leu errado. O livro é sobre uma trupe de marionetes. Sabe qual é a melhor parte? A obra é ótima.

Dessa vez, não farei aquele breve resumo sinóptico, até porque o livro é bem curto, visto que é infantil. Tudo que você precisa saber sobre a obra e autora consta na sinopse. Tratarei, na presente resenha, apenas da análise da obra propriamente dita. Para acrescentar, já que o livro é muito visual, no fim do texto haverá uma série de fotografias para que se tenha uma ideia do que vai encontrar.

Evangeline cria uma obra diferenciada, principalmente pelo tom dado a um enredo infantil. Saem as imagens bonitinhas, os personagens fofinhos e a história animada. Aqui os tons são amarelados e meio sombrios; os Molambolengos, à primeira vista, não parecem nada simpáticos e fofos e essa não é uma história de sorrisos. Ao contrário, é sobre uma menina mimada.


O grande mérito da autora é exatamente esse: fugir do lugar comum. Ela quebra o padrão e parte para algo bem diferente, o que raramente acontece em livros voltados para o público infantil. Além disso, a obra também ganha destaque pela linguagem utilizada. A autora mantém o padrão de palavras mais fáceis, mas as trabalha através de poesia. Todo o enredo é narrado em estrofes, o que dá ao livro uma sonoridade ímpar.

Além disso, por ser um livro altamente visual, é necessário destacar as ilustrações criadas por Johnny Fraser-Allen; elas dão um brilho a mais à obra, visto que são muito trabalhadas e ricas em detalhes. É possível ler centenas de nuances do enredo pelos desenhos, o que cria um jogo de verbal e não-verbal  bem interessante.

Também é necessário ressaltar, nessa obra, o trabalho da editora Aleph. A capa é dura e conta com uma ilustração primorosa. A diagramação está simplesmente perfeita. Além disso, é preciso que se ressalte a qualidade da tradução; afinal, traduzir poesias é algo altamente complexo, visto que se torna preciso retrabalhar toda a estrutura do texto.


Desta forma, Os Molambolengos é uma obra essencial para a sua estante, tanto pela qualidade quanto pelo trabalho gráfico. Seja adulto ou criança, certamente você irá curtir a leitura.


Fotos:







Comentários
20 Comentários

20 comentários:

  1. Oi, Marcos

    As ilustrações estão um primor, adorei. Eu lembro que na época que soube que a Evangeline ia lançar um livro fiquei toda animada, pois eu acompanhei muito o trabalho dela em Lost. Mas aí vi que era juvenil, e eu raramente leio juvenis, mas como meu sobrinho agora resenha pro meu blog, vou dar uma olhada no preço para ver se compro pra ele.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Quanta riqueza e beleza em um livro tão pequeno!!!
    Sou fascinada por livros assim, simples, com uma ponta de sabedoria e ilustrações maravilhosas.
    Quero muito ler e também ter o livrinho aqui, já que não é somente o público infantil que tem a ganhar com algo tão precioso assim!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oiee!!
    Esse livro é uma riqueza mesmo! Sem falar no trabalho que deve ter dado traduzir isso!!
    Amei a resenha e as fotos.

    bjksssss

    ResponderExcluir
  4. Selma parece ser um amorzinho, eu adorei a história dela e sei que não irei me arrepender se eu der uma chance. ♥
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  5. Oiii, Marcos. Tudo bem? Esses dias esse livro estava em promoção na Amazon e eu quase comprei, mas acabei não encerrando a compra hahahh. Mas um dia pretendo ler, parece um livro incrível e a edição está linda mesmo. Beijooo

    ResponderExcluir
  6. As ilustrações são maravilhosas! Sempre desejei esse livro só por causa da arte! Brincadeira, adoro livros infantis <3
    A Bela, não a Fera blog | A Bela, não a Fera Youtube | Converse comigo no Twitter!

    ResponderExcluir
  7. Marcos!
    Tão bom poder ver uma cultura tão popular quanto os mamolengos, serem retratados em um livro infantil. E tomara que aos poucos seja resgatada essa cultura tão enriqueceora.
    Adorei a editoração da aleph, os desenhos ficaram perfeitos.
    “O verdadeiro sentido do Natal não está nos presentes e nem no papai noel, mas sim no nascimento de Jesus Cristo, que veio ao mundo para nos libertar do pecado e ser o nosso único salvador!” (Andréia Godoi)
    Boas Festas!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro esse livro! Paquero ele há um bom tempo pois sou apaixonada por literatura infantil não só por ser educadora infantil, mas por acreditar na força de um gênero que tem o objetivo de instruir sem perder de foco o caráter lúdico da literatura. Sua resenha renovou meu desejo de ter esse livro em minha estante!

    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcos, tudo bem?

    Desde o lançamento tenho vontade de ler, gosto da Evangeline Lilly como atriz e fiquei curiosa pra saber como é a narrativa dela. Adorei as ilustrações e sendo Aleph imagino mesmo que a edição seja linda!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Awn, que livro mais bonitinho! Melhor ainda que a autora soube ser diferenciada no enredo, mesmo sendo infantil. Aliás, faz tanto tempo que não leio um livro para crianças que me deu até uma nostalgia aqui.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcos, sempre que me deparo com livros assim lembro da minha priminha. Estou tentando fazer com que ela aprenda a apreciar o mundo literário, e esse livro será uma boa pra ela (e para mim rsrs).
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcos!

    Eu gostei do livro por ser exatamente sombrio e com essas ilustrações menos fofinhas! rsrsrsrsrs
    Gostei demais da sua resenha e vou procurá-lo aqui para comprar. Espero gostar tanto qto vc!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  13. Oi, Marcos!!
    Que livro mais lindo!! Adorei a história criada, as ilustrações são maravilhosas!! Amei a resenha!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  14. Oi Marcos!!
    Adoro a Evangeline como atriz e acho que ela pode surpreender muito como escritora..
    Adorei o estilo gótico das ilustrações e tenho certeza de que vou amar este livro.
    O trabalho gráfico tá maravilhoso!!
    Espero adquirir em breve!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Oi Marcos!
    Admiro muito o trabalho da Evangeline, como atriz e gostaria de ver como flui sua escrita.
    O livro está lindo, adoro essas ilustrações!
    Seria ótimo ter na estante! Gostei muito da indicação.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Olá, Marcos!
    Menino eu sou louco para ler essa história!
    Eu amei a pintura e os desenhos desde quando vi ue seria lançado. É muit apaixonante, assim como a sinopse. Me faz lembrar histórias do sertão não sei por que, mas cada vez que olho para a capa me lembro disso.

    Espero poder ler logo!

    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Adorei a diagramação desse livro, a história é bem diferente e lendo sua resenha fiquei bem curiosa, sem dúvidas quando tiver a oportunidade lerei Os Molambolengos.

    ResponderExcluir
  18. Oi Marcos
    Já tive o prazer de ler e resenhar este livro. Concordo com absolutamente tudo que voce citou na resenha. Me surpreendi na época da autora ser uma atriz relativamente famosa. Parabéns pela resenha.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Quando eu trabalhava em uma livraria eu tinha um chefe que era louca por esse livro, ela colocava e tirava inúmeras vezes esse livro da reserva. Não sei se ela chegou a comprar, mas tenho certeza que ela tem uma grande relação amorosa com ele até hoje hahaha eu dei umas espiadinhas nele e concordo com você: é uma obra ótima! Todas as ilustrações... como tudo é descrito. A Aleph fez um trabalho incrível! ♥
    Beijos

    www.estantedajosy.com.br

    ResponderExcluir
  20. Sabia que conhecia esse nome de algum lugar! Na verdade lembrei de "sombras da noite" não sei pq hahahah essa atriz é muito boa!
    Enfim, de fato a edição está bonita e bem fora do lugar comum. Parece bem interessante.
    Ah, o tradutor deve ter tido um trabalhão com esses poemas

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo