04/03/2016

Resenha: Como Star Wars Conquistou o Universo

Título: Como Star Wars Conquistou o Universo
Autor: Chris Taylor
Editora: Aleph
ISBN: 
9788576572794
Ano: 
2015
Páginas: 
616
Compre: Aqui

Sinopse:

Por várias gerações, Star Wars tem arrastado fãs de todas as idades aos cinemas, às lojas de brinquedos, às livrarias — praticamente a todo lugar que se vai, Star Wars está presente como uma entidade maior do que os filmes da saga. É indiscutivelmente o maior fenômeno da cultura pop, tão abrangente em todos os sentidos que mesmo aqueles que não assistiram ao filme conhecem a figura de Darth Vader e a maior revelação da história criada pelo cineasta George Lucas. 
Em um trabalho jornalístico surpreendente, Chris Taylor revela segredos que até o fã mais radical desconhecia, derruba e confirma antigos mitos e rumores sobre sua produção, e dá voz a todo mundo que foi relevante na criação de Star Wars como um todo, de aliados a desafetos de George Lucas. Porém, apesar de falar sobre Star Wars, o livro vai muito além: fala sobre cinema em geral, administração, gerenciamento de marca e até determinação pessoal.

Resenha:

Star Wars marcou gerações e ganhou o universo. Porém, isso não foi feito do dia para a noite. Houve um processo, não tão rápido, tanto para que os filmes quanto os livros alcançassem o patamar que está hoje. Quer saber como tudo isso aconteceu? Então esse é o livro certo para você.

Como Star Wars Conquistou o Universo parece ser aquele tipo de livro exclusivo para fãs, mas não é. É claro que os fãs irão se deliciar, mas quem não é também pode aprender muito com a obra. Afinal, quem escreve ou quem quer produzir roteiros e conteúdo sempre quer alcançar o sucesso. Esse livro não apresenta a fórmula mágica, mas é bem verdade que apresenta conceitos que podem ser aproveitados por qualquer empreendedor com uma boa visão.


Um bom exemplo disso é quando Chris Taylor comenta sobre em qual gênero Star Wars se encaixa. Fantasia? Ação? Ficção científica? Suspense? O autor começa a mostrar, ponto a ponto, como os mais diversos gêneros foram unidos de maneira para que originasse um universo coeso e interessante. Para os fãs é uma maravilha entender esse passo a passo da criação; para os demais é uma grande lição de como as mais diversas influências podem ser muito positivas.

Entendemos, nessa parte, como a ficção científica clássica teve sua influência em Star Wars, assim como fantasia espacial. Porém, outros elementos mais variados tiveram contribuição, incluindo os clássicos do velho-oeste. Isso permite ao leitor, além de conhecer esse universo já rico, pegar dicas de outros universos que podem ser desbravados.


O livro também apresenta a evolução do enredo de Star Wars e como isso se funde e se confunde com a biografia de Lucas. Percebemos como muitos dos pontos marcantes da saga e que a tornaram um sucesso foram muito mais por “decisões de momento” do que por planejamento prévio. Um exemplo foi a decisão de Darth Vader ser pai de Luke, o que gerou um frenesi pelo filme na época. De acordo com o livro, apesar de alguns contestarem, isso não era previsto. Porém, o destino assim quis, Lucas mudou de ideia já durante as filmagens. Uma mudança que causou o sucesso.

Todo o livro é incrivelmente fantástico e merece ser elogiado. Chris Taylor fez uma pesquisa extensa e precisa para produzir todo esse conteúdo. O mais incrível é a forma simples e direta que ele passa todas as informações, não deixando a leitura pesada e enfadonha. Ademais, também merece os parabéns por conseguir transformar um guia para Star Wars em “um guia para a criatividade”.


Quanto à parte física, só tenho elogios. Essa capa está simplesmente sensacional e pessoalmente é ainda mais bonita. A diagramação é simples, mas moderna e confortável, proporcionando uma ótima leitura. A tradução e revisão foram bem feitas, o que deixa a obra mais envolvente.

Desta forma, com tantos pontos positivos, só me resta indicar a obra para todos os leitores, fãs ou não de Star Wars. Mesmo que não seja apaixonado pela saga, você pode aprender bastante com essa obra.




Comentários
30 Comentários

30 comentários:

  1. Oi Marcos, tudo bem?
    Nossa, já fiquei muito, muito interessada e já vai para a lista dos livros a serem adquiridos em breve.
    Confesso que o que me interessou não foi o assunto em si abordado (Star Wars), mas toda essa questão do sucesso, de como ganhou o mundo e o universo. Exemplos assim é sempre bom estudar :) Como você mesmo disse, quem produz conteúdo, também sonha com tudo isso. E de certa forma, acho que o livro tem tudo a ver com o meu curso na faculdade: marketing.
    Parabéns pela resenha e obrigada por me apresentar um livro que parece tão bacana.
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos!

    Não me considero uma fã apaixonada e doida por SW. Gosto muito, não vou negar. Surto toda vez que vejo um livro ou brinquedo da saga! kkkkk
    Gostei do livro pelo fato do assunto não ser somente SW. Mostrar como tudo aconteceu e como foi planejado é o que mais me interessou. Claro que sua resenha tbm me deixou mega curiosa! Mais um para minha lista! rsrsrsrsrsrs

    Bjo bjo^^

    PS: A edição está linda demais!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Marcos.
    Olha só, como a resenha ficou boa!
    O livro realmente parece bom e atraente, não só para quem é fã, mas também para quem não é.
    Estou muito curiosa para lê-lo e poder conferir de perto, afinal, pessoalmente as coisas são bem mais interessantes.
    Você está arrasando nas fotos ;)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marcos!
    Não sou daquelas fãs alucinadas de Star Wars e apesar desse estilo de livro não ser muito meu estilo, sua resenha convencer a ler.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    nossa estou doida para ler estes livros e ainda não comprei nenhum da série.
    Adorei sua resenha

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcos!
    Imagino quanta criatividade está descrita nessa obra incrível! Entender como o sucesso de Star Wars se propagou pelo mundo e fazer dele uma inspiração só pode tonar a leitura viciante e prazerosa. Realmente é um livro para fãs e para quem está aprendendo a gostar da saga. Uma vez um amigo me disse que não entendia porque gostava tanto de Star Wars. Talvez esse livro seja a resposta que ele estava precisando! George Lucas e suas decisões do momento: uma mistura perfeita para o sucesso! E mais um livro que você me faz adicionar a minha lista. Desse jeito vou a falência kkk.
    Abs!

    Participe do nosso sorteio temático!

    ResponderExcluir
  7. OMG que livro incrível,ótima resenha!Estou muito curiosa para ler este livro.

    ResponderExcluir
  8. Top dos tops dos nerds né?!
    Adorei!!!

    Quero muito ler.

    Bjksssssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcos!!!
    Como você disse o livro não é apenas para fãs e parece dae muitas dicas técnicas.
    Quero muito ler por ser fã, mas vamos combinar que ele é um pouco grande e ainda mais de um estilo ao qual não estou acostumado, mas quero ler sim.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Haaa Marcos, fala sério.
    Adorei a resenha e as fotos ficarão perfeitas.
    Agora se tem uma coisa pela qual eu me apaixonei é este Darth Vader... Eu quero.

    Beijos da Camila.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Do universo de Star Wars eu só assisti alguns filmes, mas pretendo acompanhar tudo da série, seja em livros ou filmes, pois a história me interessa bastante. Enfim, como sempre a editora Aleph fez um ótimo trabalho com a edição!

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  13. Oi Marcos
    Gosto muito dos filmes de star wars, mas nunca tive a oportunidade de ler um livro sobre. Não sei se iria me interessar tanto quanto os filmes, a parte na qual você fala "O mais incrível é a forma simples e direta que ele passa todas as informações, não deixando a leitura pesada e enfadonha." Um livro com essa característica é provavelmente pra mim, uma das coisas mais importantes pra aumentar o interesse em um livro. Achei a capa linda, principalmente pela cor!
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Parece ser um livro interessante.
    Conheci o autor ano passado e ele é uma pessoa incrível!
    Bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá :D
    Primeiro que o livro é lindo, então quem já é fã não tem como não querer colocar mais essa leitura na lista. E segundo, toda vez que falam em uma resenha que o livro demonstrou que foi feito uma pesquisa extensa sobre o assunto eu já fico interessada. :D

    Abraços,
    www.pepperlipstick.com.br

    ResponderExcluir
  16. Desde que foi lançado que quero comprar esse livro, mas não pude ainda :'( Como não é um livro de ficção, mas um livro que mostra tudo da "jornada" de Star Wars, não é do tipo que eu leria normalmente, mas sua resenha só me deu mais vontade de ler.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  17. Parece legal, principalmente pelo fato de que quem não é fã também possa ler, já que eu nunca li, nem vi nada, e talvez, quem sabe, até mesmo me fazer ver ou ler alguma coisa, e também sempre tive curiosidade a respeito de "Star Wars".
    Enfim, excelente resenha, como sempre!

    ResponderExcluir
  18. Oi Marcos!
    Meu amigo ganhou esse livro, acho que vou ler depois que terminar de assistir a Saga Star Wars. Ok, confesso que ainda não terminei todos os filmes, rs. Não brigue comigo, é uma meta 2016 ;)
    Beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Marcos!
    Bom ver um livro escrito para fãs, onde podemos conhecer detalhadamente todo universo Star Wars.
    “Um amor, uma carreira, uma revolução: outras tantas coisas que se começam sem saber como acabarão.” (Jean-Paul Sartre)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  20. George Lucas conseguiu atrair Gregos e Troianos. Mesmo depois de quase uma década sem lançar nada. Não é á toa que virou essa febre toda!
    |‎Document Your Life | Fevereiro 2016 |
    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
  21. Eu até então, não tinha visto nada de Star Wars. Essa semana, o primeiro contato que fiz com a saga, foi vendo o terceiro episódio. Nossa! EU AMEI! Estou louca para ver toda a saga! O livro já é algo que eu desconhecia por completo. Rsrsrs...

    http://www.borboletra.com/

    ResponderExcluir
  22. Olá, Marcos.
    Esse livro me pareceu ser ótimo mesmo e já anotei aqui. Eu como sou por fora desse universo, acho que seria muito bom ler esse livro e me inteirar do assunto e entender como a saga chegou onde chegou.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  23. Olá...
    Faço das suas palavras as minhas "Star Wars marcou gerações e ganhou o universo." Curto muito Star Wars, mas ainda não li nenhum dos livros, só assisti aos filmes mesmo... Quem sabe em breve eu comece a ler os livros... Abraços...

    ResponderExcluir
  24. Eu gostei da premissa do livro e não imagina que ele abordasse tantos assuntos e temas como você bem descreveu. Adoro Star Wars mas não me considero fã pois ainda estou começando a conhecer esse universo.
    Esse livro chamou bastante a minha atenção, porque além de falar de Star Wars de uma maneira diferente serve para todos os leitores sejam eles fãs ou não. O autor veio ao Brasil mas na época não tinha como ter o livro para autografar mas espero que um dia ele volte.

    Beijos

    Blog
    http://www.liliterario.com/

    ResponderExcluir
  25. A primeira coisa que pensei ao ver o é livro é que mesmo com um tema interessante, talvez fosse uma leitura cansativa, mas vejo que me enganei. Legal ver um trabalho de pesquisa bem feito, com uma narrativa simples e direta que mostra como SW "ganhou o universo".
    Já quero ler. Mais um pra lista. Falência à vista! rs
    Beijos. ;)

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  26. Oi, Marcos
    Sempre me faço essa pergunta e acho que o livro tiraria muitas das minhas dúvidas. Como ainda não li nada de Star Wars, talvez eu não entenda muito como esse universo conquistou tantas pessoas. Gostei de saber que o livro é bem escrito e vale tanto para fãs ou não. A edição parece estar incrível, impressionante como a Aleph arrasa nas edições.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Parece ser um livro muito bom, principalmente pra quem é fã de star wars ou queria se aprofundar mais no assunto, não é um livro que eu leria mas mesmo assim parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  28. Achei o livro interessante, diferente dos outros ele meio que traz os "bastidores" por trás de todo os sucesso de Star Wars. Não é uma leitura que me chame a atenção no momento, mas gostei muito da ideia da obra.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  29. Um ótimo guia para os fãs e pra quem não é fã e quer conhecer. Já tinha visto, mas foi pouca coisa. Gostei de ver mais sobre ele. É um livro que dá uma boa ideia aos leigos sobre o que é essa saga e dá pra saber mais dela. Gostei e adoraria ler.

    ResponderExcluir
  30. Gostei da capa, mas por ser um spin off e conter mais curiosidades para complementar os filmes não me deixou ansiosa para ler.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo